“Insensato Coração”: Wanda é a assassina de Norma;Cortez manda matar Léo

https://i0.wp.com/natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20110819225133.jpg

Na noite desta sexta (19), foi ao ar o último capítulo de “Insensato Coração”, na Globo.

Entre os desfechos mais esperados, estava o de quem matou Norma Pimentel (Gloria Pires).

A ex-enfermeira morreu com três tiros no peito. Na sequência, que foi ao ar na última terça (16), Norma e Léo (Gabriel Braga Nunes) tiveram uma forte discussão após ela ter descoberto que estava sendo enganada mais uma vez. O vilão foge e de repente a viúva vê alguém entrando no escritório com uma arma apontada para ela. “Não faz uma besteira dessas”, implora em vão.

A arma dispara três vezes, acertando à queima-roupa a ex-detenta. Norma cai morta no chão.

Haviam 12 suspeitos pelo assassinato: Cortez (Herson Capri), Eunice (Deborah Evelyn), Fabíola (Roberta Rodrigues), Ismael (Juliano Cazarré), Jandira (Cristina Galvão), Léo (Gabriel Braga Nunes), Marina (Paola Oliveira), Raul (Antônio Fagundes), Sueli (Louise Cardoso), Tia Neném (Ana Lúcia Torre), Wagner (Eduardo Galvão) e Wanda (Natália do Vale).

Foram gravadas cinco cenas do desfecho, para evitar o vazamento à imprensa.

Na cena, exibida hoje, Marina dá um flagrante em Wanda, que pegou sua pulseira com Norma. A mãe de Léo nega saber da joia, porém, após insistência da executiva, Wanda acaba confessando que roubou a pulseira pra provar que Léo era inocente. Ela ainda diz a Marina que uma mãe faz qualquer coisa pelo filho.

Logo na sequência, aos gritos, Marina conclui que Wanda pegou a pulseira quando Norma já estava morta, o que queria dizer que foi a mãe de Léo a assassina de Wanda.

Na volta do intervalo, Wanda deu depoimento e contou que fingiu naturalidade quando recebeu visita de Norma sobre a pulseira.

Wanda conta que resolveu ir até a casa de Léo para alertá-lo, pois não queria vê-lo na cadeia de novo. Em um flashback, surge a cena de Norma dizendo que ia entregar o vilão. Sua mãe acompanha a discussão e, quando o filho foge pela janela, ela pega a arma no chão, diz que não vai deixar a viúva entregar Léo à polícia e a assassina. Na sequência, ela vai até o corpo e tira a pulseira de seu braço.

Léo morre na cadeia

Ao som de uma trilha pesada, Léo é levado para o último andar da penitenciária. Lá, outros presidiários seguram o vilão e o empurram: “otário”, diz um capanga. Léo cai no pátio da cadeia, morto.

O golpista foi assassinado a mando de Cortez (Herson Capri). O ex-milionário contou com a ajuda de Jandira (Cristina Galvão), que lhe deu um recado que Norma (Glória Pires) havia pedido que fosse dado caso algo acontecesse a ela.

No final da sequência, o ex-banqueiro surge dando um leve sorriso. Vinicius e Ismael também aparecem olhando o corpo de Léo no chão.

Demais desfechos

– Eunice (Deborah Evelyn) se tornou recepcionista de filha Leila (Bruna Linzmeyer) na Vilanova. A empresa foi comprada por Gilda (Helena Fernandes), que disse que só permitiu a contratação da vilã por insistência de sua filha. Leila ainda se encontrou com Paula (Tainá Muller) e não perdeu a oportunidade de debochar de sua nova condição. A megera estava dando sopa aos pobres, medida aplicada pelo juiz por ter agredido Kleber (Cassio Gabus Mendes).

– Natalie (Deborah Secco) terminou a novela como deputada federal, uma das mais votadas do país. A loira teve sua carreira impulsionada após posar nua para a revista Fogo Alto. Natalie foi abordada por um político que sugeriu que ela se candidatasse. Ela também recebeu o perdão de Douglas (Ricardo Tozzi).

– Eduardo (Rodrigo Andrade) e Hugo (Marcos Damigo) conseguiram se casar no civil. Eles foram prestigiados por toda a família. De forma surpreendente, Kleber (Cassio Gabus Mendes) apareceu e cumprimentou o filho pelo início da nova etapa de sua vida. O jornalista prometeu mudar e disse que estava tentando. Pouco tempo depois, ele e Hugo apareciam discutindo política em um almoço animado com Sueli (Louise Cardoso), Eduardo e outros vizinhos do Horto.

– André (Lázaro Ramos) e Leila terminaram juntos e ao mesmo tempo separados. Os dois encontraram uma forma de relação sem compromisso. Em uma festa, André paquerava mulheres enquanto Leila apareceu para o designer avisando que iria sair com outro rapaz mas que ligaria para ele mais tarde.

– Raul (Antonio Fagundes) e Carol (Camila Pitanga) se casaram em uma cerimônia religiosa com familiares e amigos. No decorrer do casamento, Marina (Paola Oliveira) surpreendeu a todos afirmando que sua bolsa havia estourado.

– Rafa (Jonatas Faro) acabou a novela ao lado de Cecília (Giovanna Lancelotti). Antes, porém, ele foi até à penitenciária onde seu pai se
encontrava e questionou se ele havia assassinado sua mãe, Clarice (Ana Beatriz Nogueira). O vilão não respondeu. Rafa então humilhou Cortez, afirmando que estudaria bastante para se tornar promotor e fazer com que bandidos da laia dele passassem o máximo de tempo possível detidos.

– Vinícius (Thiago Martins), que tanto atrapalhou o relacionamento de Rafa e Cecília, que matou Gilvan (Miguel Roncato) e que contribuiu para que a jovem perdesse seu filho, foi preso e condenado a doze anos.

Audiência

O capítulo final de “Insensato Coração” garantiu altos índices de audiência à Globo. A novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares terminou igualando ao índice recorde, registrado na quinta-feira (18).

De acordo com dados prévios do Ibope na Grande SP, foram 47 pontos de média com picos de 50. Houve ampla vantagem sobre os concorrentes. A Record, por exemplo, teve 6 pontos de média e o SBT, 4.

Em comparação com suas antecessoras, “Insensato Coração” superou somente o último capítulo de “Viver a Vida”, exibido no dia 14 de maio de 2010. Na ocasião, a trama de Manoel Carolos registrou 46 pontos de média.

O desfecho de “Caminho das Índias”, no ar no dia 12 de setembro de 2009, marcou 55 pontos. Já “Passione”, que teve seu último capítulo exibido no dia 14 de janeiro de 2011, atingiu 52 pontos de média.

Apesar da queda no último capítulo, “Insensato Coração” estancou uma linha decrescente que vinha acontecendo com as novelas das nove da Globo. A história de Gilberto Braga e Ricardo Linhares deve fechar com 36 pontos de média geral, ante 35,3 de “Passione”.

NaTelinha

Publicado em 20/08/2011, em Audiência, Consolidados, Emissoras, Globo, Notícias, Novelas, Prévias, Programas, Televisão e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Siga! @TV_Telinha | Comente!